Dipanda em Conackry com tributo ao Presidente Ahmed Sékou Touré

A Embaixador da República de Angola na República da Guiné, abriu nesta segunda-feira, 03/11, as celebrações do jubileu dos 50 anos da Independência com uma homenagem ao presidente pan-africanista Ahmed Sékou Touré. 

O Embaixador Eustáquio Januário QUIBATO foi ao encontro da ex-Primeira Dama Andrée Touré, viúva do estadista guineense, Ahmed Sékou Touré para entregar formalmente a Nota de Condecoração ao antigo Presidente.

O Presidente Ahmed Sékou Touré foi um fervoroso apoiante da Luta de Libertação de Angola para a sua emancipação política e será condecorado na Classe de Honra pelo Presidente João Lourenço, à título póstumo, no dia 6/11 em Luanda.

Na Maison de Bellview em Conackry, Andrée Touré, 1ª Dama da Guiné de 1958 a 1984, esteve acompanhada de altas personalidades e veteranos do Parti Démocratique de Guinée – PDG que acompanharam a Jornada Política de Sékou Touré e aplaudiram o gesto do Presidente João Lourenço de enaltecer com Honras de Estado a figura do Pai-Fundador da Guiné.

O Embaixador Eustáquio Januário Quibato descreveu o momento como sendo histórico e de grande relevância nas relações entre os dois estados. “Na celebração destes 50 anos, o Presidente João Lourenço está a premiar a nossa vocação de gratidão à todos que nos acolheram e apoiaram à causa pela independência fazendo dos seus países retaguarda segura para os nossos movimentos de libertação”, disse Quibato. 

Andrée Touré, a viúva do Presidente Sékou Touré mostrou-se honrada pelo reconhecimento de Angola e garantiu que a família estará presente na cerimonia de condecoração. 

AHMED SÉKOU TOURÉ

O Presidente Sékou Touré (1922-1984) governou a Guiné de 1958 a 1984 e deixou um legado de apoio aos movimentos africanos para a independência. 

Prestou aos nacionalistas angolanos apoio logístico, treinamento militar, mobilidade e segurança. 

Amigo pessoal do Presidente Agostinho Neto, seu apoio foi crucial durante a Guerra pela Independência de Angola (1961-1974) consolidando a sua posição como defensor da descolonização e autodeterminação do país.

Embaixada da República de Angola na República da Guiné, em Conackry, 04 de Novembro de 2025.