O Presidente da Guiné, SExcia Mamady Doumbouya, recebeu, nesta sexta-feira, 10/10, as Cartas Credenciais de SExcia. Eustáquio Januário QUIBATO, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola que o habilita a exercer diplomacia naquele país da África Ocidental.
A cerimónia de recepção deste instrumento jurídico decorreu no Palácio Presidencial Mohamed V de Conakry tendo como tema de fundo o fortalecimento da cooperação económica e explorar melhores oportunidades de negócios.
Durante a audiência, Eustáquio QUIBATO, reafirmou a necessidade do relançamento das Relações Diplomáticas e de Cooperação entre Angola e a Guiné ao nível bilateral e multilateral. “Com esta acreditação pretendemos reunir condições para retomar os trabalhos da Comissão Mista Bilateral, actualizar e fortalecer os Acordos de Cooperação no domínio económico e comercial”, disse Eustáquio Quibato à saída da audiência na companhia da embaixatriz Deolinda Quibato.
Eustáquio Januário QUIBATO foi nomeado em março de 2023 por SExcia. João Manuel Gonçalves Lourenço como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República da Guiné depois de exercer a mesma função na República Federal da Nigéria, Benin e Níger.
A Guiné-Conakri, ao tempo do Presidente Sékou Touré, apoiou a luta pela independência de Angola, fornecendo apoio logístico e treinamento militar ao MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), liderado por Agostinho Neto. Esse apoio foi crucial durante a Guerra pela Independência de Angola (1961-1974) consolidando a sua posição como defensor da descolonização e autodeterminação do país.
SOBRE O EMBAIXADOR
Eustáquio Januário Quibato, 60 anos de idade, é Mestre em Estratégia, licenciado em economia e diplomado em Relações Internacionais pela Academia de Estudos Africanos da Rússia e pelo Centro de Estudos Estratégicos de Brasília, Brasil.
Tem duas Pós-graduações em Pedagogia e em Teoria de Estratégia feitos em Portugal. Estudou também Geoestratégia no Centro de Estudos Estratégicos de Munique, Alemanha.
O seu percurso na diplomacia iniciou em finais da década de 1980 onde foi segundo secretário da Missão dos Estados da Linha da Frente na Namíbia.
Em 1991 foi nomeado Cônsul-geral de Angola em Oshakati, República da Namíbia. Em 1999 foi nomeado chefe-adjunto da Missão Diplomática de Angola na República da Zâmbia.
Em 2014 foi nomeado Embaixador Extraordinária e Plenipotenciário da República de Angola na República Federal da Nigéria.
Fala fluentemente inglês, francês, alemão, russo, espanhol, kimbundu, oshivambo e afrikance.
Embaixada da República de Angola na República da Guiné, em Conakry, 11 de Outubro de 2025.





