A Empresa de Navegação Aérea (ENNA E.P) concluiu, sexta-feira, mais uma etapa no processo de certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda “Dr. António Agostinho Neto”.
Trata-se de um “flight check”, realizado desde 28 de Agosto, com uma aeronave King Air B200, por uma tripulação composta por quatro pilotos estrangeiros, enviados e credenciados pela autoridade mundial do sector.
De acordo com o director de Comunicação, Navegação e Segurança da Empresa Nacional de Navegação Aérea, Francisco Dombala, o objectivo deste trabalho foi o de calibração de voos do aeroporto.
“Estamos aqui no âmbito das tarefas necessárias para a certificação do novo aeroporto. Os equipamentos de comunicações, navegação e vigilância devem ser certificados. Portanto, depois do funcionamento em ‘grand check’, há toda a necessidade de haver um ‘flight check’. Portanto, uma calibração destes sistemas, assegurado através de uma aeronave especializada com sistemas específicos para garantir que as características e as especificações técnicas dos equipamentos estejam dentro dos estabelecidos. Esta é a razão pela qual foi contratada uma aeronave que tem todos estes requisitos para a certificação e depois mandarmos estes dados para a Autoridade Internacional, que vai homologar a conformidade, para que depois então estes elementos sejam publicados como definitivos no IP de Angola”, disse, citado pela Rádio Nacional de Angola.
Francisco Dombala explica tratar-se de um processo determinante para a certificação do aeroporto.
“No período de 28 de Agosto a 8 de Setembro, através de uma aeronave King Air B-200, foram avaliados os equipamentos de comunicação, navegação e segurança do aeroporto, no âmbito da futura aproximação de precisão dos voos”, afirmou.
Neste momento decorrem trabalhos de acabamento da infra-estrutura, que tem um nível de execução de quase 90 por cento, segundo os dados mais recentes avançados pelo Ministério dos Transportes.
Paralelamente à finalização da primeira fase das obras, que deve acontecer ainda este mês, decorre o processo de certificação do aeroporto, que ontem mesmo concluiu mais uma fase.
Chivia Nunda, controlador de tráfego aéreo da ENNA, explica o que é a calibração de voo. “Neste momento, estou na torre de controlo do NAIL – Novo Aeroporto Internacional de Luanda, onde estamos a fazer um trabalho para controlar uma aeronave que está a fazer a calibração dos equipamentos de navegação. Esta é uma aeronave Beechcraft 200 que está a fazer aproximações para testar um equipamento que é o ILS, um equipamento que ajuda a fazer aproximação de precisão das aeronaves. Este voo está a ser feito no sentido de, no futuro, termos a garantia de que este aeroporto estará equipado com este equipamento que é importante no controlo da precisão da aproximação de precisão, antes mesmo da aprovação deste tipo de procedimento”, afirmou.
O Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto”, localizado na comuna de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, tem inauguração prevista para o dia 10 de Novembro.
Está projectado com uma capacidade para 15 milhões de passageiros por ano, sendo dez milhões para voos internacionais e cinco milhões para domésticos, além de 130 mil toneladas de carga/ano. Possui condições para receber um Airbus A380, o maior avião comercial do mundo.