Luanda vai acolher de 13 a 14 do mês corrente, a 4ª Edição da Conferência Internacional e Exposição Angola Oil & Gás 2023 (AOG2023), sob o tema “Segurança Energética, Descarbonização e Desenvolvimento Sustentável”.
Na segunda-feira, será realizada uma conferência de imprensa, em Luanda, sobre o evento que é uma iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e a Energy Capital, de acordo com uma nota enviada ao JA Online.
O documento refere, igualmente, que a Conferência Internacional e Exposição Angola Oil & Gás 2023 “vai transformar Luanda na capital mundial do petróleo”.
Discussões
O evento, que decorrerá no Centro de Convenções do Talatona, vai reunir ministros de petróleo de países da região, investidores globais, empresários e empreendedores de projectos desta área e, também, empresas dos sectores público e privado que irão discutir e debater os assuntos mais urgentes da indústria energética do país no sentido de construir um futuro baseado no desenvolvimento sustentável do petróleo e gás.
A AOG2023 incluirá, também, diversos painéis de discussão, cimeiras de investidores e apresentações focadas no mercado, cobrindo todo o sector de petróleo e gás e a sua cadeia de valor, estando perfeitamente alinhado com os esforços nacionais para posicionar o país como um centro regional de petróleo.
Segundo informações a que o JA Online teve acesso, em vésperas do lançamento de uma nova ronda de licenciamento, a ANPG vai apresentar as oportunidades de investimento e a competitividade do mercado “offshore” angolano.
Outro ponto relevante, avança a organização, é o foco de Angola na conectividade regional e na refinação, o que fará com que as discussões se concentrem no comércio intra-africano, no progresso das infra-estruturas e na industrialização, com um conjunto de protagonistas do sector a liderar o diálogo sobre o futuro do país “enquanto centro regional de processamento”.