Angolano Valdano Manuel eleito membro da Sociedade Mundial de Cirurgia Cardíaca

O angolano Valdano Manuel, cirurgião cardiovascular, foi eleito, no último domingo, membro da Sociedade Mundial de Cirurgia Cardíaca Pediátrica à margem do 8.º Congresso Mundial de Cardiologia Pediátrica, que arrancou, sábado, em Washington, D.C, Estados Unidos da América (EUA), soube hoje o JA Online.

Formado pelo Instituto do Coração (INCOR) da Universidade de São Paulo, Brasil, onde frequenta o doutoramento, Valdano Manuel é o chefe dos Serviços de Cirurgias Cardiovasculares do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.

Desde a inauguração da unidade hospitalar em que trabalha, que ocorreu em 2021, Valdano Manuel já realizou mais de 323 cirurgias cardiovasculares, entre pacientes adultos e crianças com diferentes níveis de complexidade e risco cirúrgico, soube o JA Online. 

Em comunicado de imprensa, a Embaixada de Angola nos EUA avança que, Angola participa no  8.º Congresso Mundial de Cardiologia Pediátrica, com uma delegação do Ministério da Saúde.

Os angolanos participaram já da mesa-redonda, onde foram abordados vários temas, nomeadamente, o actual estado da cirurgia cardiovascular em África, os principais desafios, as alternativas para o crescimento da cirurgia no continente, entre outros.

“Os debates contaram com a participação de representantes de diversos países africanos e subsídios de cirurgiões e cardiologistas de países desenvolvidos”, lê-se no documento.

Durante o congresso a delegação fará duas apresentações sobre os resultados da cirurgia reumática da válvula mitral em crianças angolanas, experiência local, e de aplicação de escala John Hopkins em crianças no pós-operatório de cirurgia cardíaca.