O skater angolano Zenildo Guilherme “Zé” continua a ser o segundo melhor africano do ranking mundial, atrás do sul-africano Brandon Valjalo, depois de ter participado recentemente no torneio de Roma, qualificativo para os Jogos Olímpicos de Paris.
No torneio de Roma Valjalo foi melhor dos 21 africanos inscritos e 50º na tabela geral, entre 161 participantes, en-quanto o angolano quedou-se na 123ª posição, quarto melhor africano, com 15.07 pontos. A prova de Roma não correu bem para Zenildo Gilherme, como aliás o próprio admitiu. “Na minha primeira exibição acertei mais manobras (hits)e tive uma pontuação mais alta que na segunda. A segunda correu um pouco mal, acabei por escorregar, antes de ir para o obstáculo e isso interferiu na minha pontuação, nada está perdido”, comentou.
Com o resultado de Roma, o skater angolano distanciou-se mais do principal adversário no ranking mundial. Valjalo ocupa agora a 66 posição do ranking, ao passo que Zé baixou, do 145º para o lugar 152.
Para isso o competidor angolano precisa continuar a participação nos “Tours” qualificativos que ainda restam e melhorar a performance. Os próximos torneios qualificativos, decisivos para Zenildo, previstos para o corrente ano, serão em Lousane, Suíça, de 9 a 16 de Setembro, Roma, de 1 a 8 de Outubro e Japão de 10 a 16 de Dezembro.
Para qualificar-se aos Jogos Olímpicos de Paris o skater angolano precisa superar o actual líder do ranking africano. Outra possibilidade, sendo o segundo melhor, é esperar que Valjalo garanta a qualificação por via da pontuação mínima, e beneficiar da vaga que regra geral é concedida aos representantes continentais. “A história não acabou aqui, estou com um objectivo muito grande que é chegar aos Jogos Olímpicos e, com certeza, irei concretizar”, prometeu Zé, no final do torneio de Roma.