Angola e Tanzânia abrem hoje um novo capítulo nas relações de cooperação entre os dois países, em especial nos domínios político, económico, diplomático, cultural e de intercâmbio em várias outras áreas de interesse comum.
Para a concretização deste desejo está desde segunda-feira em Luanda a Presidente da República Unida da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, para uma visita de Estado de 72 horas a Angola, a convite do homólogo angolano, João Lourenço.
A estadista tanzaniana chegou a Luanda ontem às 16 horas e foi recebida com honras protocolares na sala de Estado do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
De acordo com a agenda presidencial, durante a sua estada em Angola a Chefe de Estado da Tanzânia vai cumprir um vasto programa de carácter político-diplomático, económico e cultural. Para além do encontro entre os dois Chefes de Estado, no Palácio da Cidade Alta, está a visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde vai depositar uma coroa de flores em homenagem ao primeiro Presidente de Angola e assinará o livro de honra.
Na Cidade Alta está previsto o encontro entre as delegações ministeriais dos dois países, para discutir o reforço das relações bilaterais entre Angola e a Tanzânia, com destaque para a cooperação económica e de intercâmbio em várias áreas de interesse comum.
Os dois países têm assinado quatro instrumentos jurídico-legais, com realce para o Memorando de Entendimento sobre a cooperação no âmbito da isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
Consta, ainda, entre os documentos assinados pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros e Comunidades da Tanzânia, January Yusuf Makamba, no capítulo político, o Memorando de Entendimento sobre a cooperação no domínio do Petróleo e Gás e o Processo Verbal da II Sessão da Comissão Mista Bilateral entre Angola e a Tanzânia.
Os países rubricaram, ainda, o Memorando de Entendimento no domínio da Saúde, tendo a parte tanzaniana subscrito o documento por intermédio da ministra da Saúde, Ummy Mwalimu.
O Memorando de Entendimento sobre a cooperação no domínio do Petróleo e Gás visa estabelecer um quadro geral para incentivar a cooperação mútua no domínio dos hidrocarbonetos, além de partilhar conhecimentos e experiências na gestão e desenvolvimento da indústria do sector. O objectivo dos instrumentos jurídico-legais é, também, promover a cooperação e a colaboração nos domínios da exploração do petróleo e do gás, reforçar a capacidade técnica dos quadros nacionais no domínio da indústria, bem como estimular o intercâmbio de informações, dados e oportunidades de negócios relacionadas, igualmente, com a indústria.
Isenção de vistos em passaporte diplomático e de serviço
A cooperação no âmbito da isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço prevê suprimir o requerimento de visto entre os cidadãos de ambos os países portadores dos referidos documentos, facilitando as viagens.
Sobre o Memorando de Entendimento no domínio da Saúde, o acordo tem como objectivo reforçar a cooperação e a capacidade dos países em matéria de formação de recursos humanos, incluindo serviços especializados.
De igual modo, os países buscam o intercâmbio de conhecimentos especializados em transplante de órgãos e tecidos, bem como a troca de experiências no domínio das tecnologias de reprodução assistida através das melhores práticas.
Ainda no sector da Saúde, o acordo visa, também, promover a cooperação em matéria de investigação e inovação no domínio da saúde pública, troca de experiências em matérias de controlo dos vectores da malária, desenvolvimento de um programa de intercâmbio nos domínios da fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala e da linguagem, bem como da produção de ortóteses e próteses.
A assinatura de quatro novos instrumentos jurídicos marca o virar de mais uma página nas relações bilaterais entre os dois países, que remonta da luta de libertação nacional.
As relações de cooperação político-diplomáticas entre Angola e a Tanzânia estão alicerçadas nos laços históricos e de amizade, fraternidade e solidariedade, forjados na luta pela libertação dos povos africanos.
Angola e Tanzânia mantêm relações diplomáticas desde 1976, logo após a proclamação da independência nacional.
A Tanzânia desempenhou um papel crucial no apoio à luta de libertação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), acolhendo e assistindo movimentos independentistas angolanos.
Ao longo das últimas décadas, esta relação de solidariedade evoluiu para uma cooperação estratégica, pautada por uma visão comum sobre desenvolvimento sustentável, integração regional e defesa do multilateralismo. Ambos os países são membros activos da União Africana, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de outras plataformas internacionais.