Ministro Rui Miguêns na reunião de investimentos de Abu Dhabi

O ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, representa o Presidente João Lourenço na 14ª Reunião Anual de Investimentos (AIM), que decorre, desde ontem, em Abu Dhabi, capital político-administrativa dos Emirados Árabes Unidos.

Um comunicado informa que o ministro encabeça uma delegação que integra o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, responsáveis da Zona Económica Especial Luanda-Bengo e da Administração Geral Tributária (AGT).

O certame decorre no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) e Angola está entre os mais de 100 países participantes. O evento junta Chefes de Estado, ministros, governadores de bancos Centrais, 1.250 conferencistas e representantes do mercado financeiro global, além de 600 expositores, líderes empresariais e investidores.

Organizado com o apoio do Ministério da Economia e da Indústria e Tecnologia Avançada e do Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos, o congresso realiza-se sob o tema “Mapeando o Futuro do Investimento Global: A Nova Onda de um Cenário de Investimento Globalizado – Rumo a uma Nova Estrutura Mundial Equilibrada”.

Nas conferências, os participantes estão a discutir matérias ligadas ao desenvolvimento económico, exploração de novas oportunidades que impulsionem o crescimento económico sustentável, o papel crucial na promoção de parcerias estratégicas que remodelem o futuro do comércio e do investimento, de acordo com as rápidas mudanças na economia global.

Ontem, no arranque, as sessões temáticas específicas estavam repartidas em torno do Investimento Estrangeiro Directo, sobre o Comércio Global, Startups e Unicórnios, Cidades do Futuro, Finanças do Futuro, Manufactura Global, Economia Digital e sobre Empreendedorismo.

No quadro da participação do país, hoje os integrantes da comitiva angolana farão parte de várias discussões, com destaque para a intervenção do presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, Manuel Pedro, num painel sobre “Fórum Regional de África – Das Zonas ao Impacto: ZEEs africanas reinventadas”, a convite da Comissão Económica para África da ONU.

Fórum Mundial de Produção Local

Paralelamente ao Congresso da AIM, representantes do Ministério da Saúde (MINSA) de Angola participam na terceira edição do Fórum Mundial de Produção Local sob o tema “Avançando na Produção Local para a Equidade em Saúde, Segurança Global da Saúde e Desenvolvimento Sustentável”.

Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com o Emirates Drug Establishment, o fórum reúne ministros, altos funcionários, especialistas em saúde global e representantes do sector privado e de instituições financeiras internacionais.