Chefe de Estado reitera homenagem a Comandante Raúl Argüelles

O Chefe de Estado, João Lourenço, reiterou, esta segunda-feira, que o Hospital Geral do Cuanza-Sul recebeu o nome do comandante Raúl Argüelles como forma de homenagem “a todos os filhos de Cuba”.

O Presidente João Lourenço, que já tinha explicado que o Hospital Geral do Cuanza-Sul teria o nome do comandante cubano, durante o discurso sobre o Estado da Nação, recordou aos jornalistas que a decisão “vale como homenagem a todos os filhos de Cuba que verteram o seu sangue nos campos de batalha em Angola, em defesa solidária do povo angolano”.

Na ocasião, o Chefe de Estado sublinhou, igualmente, a importância decisiva da batalha, na qual Raúl Díaz Argüelles perdeu a vida, que teria certamente alterado o curso da História do país, acabado de ascender à Independência, caso Angola tivesse perdido a favor do exército invasor sul-africano.

O Presidente da República aproveitou, ainda, o momento para comparar a Batalha do Ebo à Batalha de Kifangondo, em 1975, tendo lembrando que Kifangondo aconteceu dias antes da proclamação da Independência de Angola.