Assembleia Parlamentar da OEACP-UE aprecia relatórios das comissões constitutivas

A Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas, Pacífico e União Europeia (OEACP-UE) apreciou, hoje, os relatórios das comissões constitutivas, das reuniões constitutivas dos grupos regionais.

A informação foi avançada pelo porta-voz das Assembleias Constitutivas da Assembleia Parlamentar Paritária da OEACP-EU, deputado Vigílio Tyova durante o balanço que fazia sobre a reunião entre os parlamentares reunidos em Luanda.

Vigílio Tyova explicou que a sessão começou por observar um minuto de silêncio pelo falecimento da deputada da Sicília, considerada uma parlamentar “gigante”, que já era membro do Parlamento de Madé desde 1996, faleceu no mês passado.

“Em relação à agenda, hoje foi para apreciar, sobretudo, os relatórios das comissões constitutivas, das reuniões constitutivas dos grupos regionais. Esta curva de Samoa agora separou os estados da África, a Caraíba e o Pacífico em três assembleias regionais. Uma assembleia regional para a África, uma assembleia regional para as Caraíbas e uma assembleia regional para os países do Pacífico”, disse o responsável. 

“Ontem houve trabalho no sentido de eleição dos co-presidentes dessas assembleias parlamentares regionais, em que haverá depois a contraparte dos europeus. No caso da África, foi eleito o Benin através do deputado David. No caso da assembleia regional, foi eleito o Benin. Das caraíbas foi eleita o deputado representante da jamaica e em relação às caraíbas foi a jamaica e em relação ao pacífico foi eleito o país foi eleito um presidente dessa foi o samoa onde foi assinado o acordo hoje também apreciou-se a agenda a indicação a designação formal dos coordenadores e dos membros do birro da assembleia parlamentar dos estados da áfrica caraíba e pacífico porque amanhã vamos ter vamos ter a reunião as reuniões institutivas das assembleias quer das regiões quer da assembleia parlamentar paritária dos estados da áfrica caraíba pacífica e a união europeia”, acrescentou.

Segundo o parlamentar,  segunda-feira a Assembleia vai reunir com os europeus, com a nossa contraparte europeia.

 Ainda sobre o encontro de hoje,  foi uma reunião de confirmação das regiões que aconteceram ontem, “que esta reunião é já uma assembleia parlamentar dos países da África, é uma plenária dos países da África, o Caraíba e Pacífico, mas para confirmar todo o trabalho que foi feito sábado, nomeadamente, a eleição dos membros do Giro, a eleição dos co-coordenadores, os co-presidentes das diferentes regiões, para esperar a contraparte dos europeus”, concluiu.