Abuja, 21 de Dezembro de 2023
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Federal da Nigéria José Bamóquina Zau, assumiu hoje a presidência do Grupo SADC para coordenar toda acção diplomática dos países da África Austral naquele país.
José Bamóquina Zau e a presidente cessante do Grupo SADC, a Embaixadora da RDC PascalineGerengbo Yakivu, foram recebidos hoje, 21 de Dezembro pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria Yusuf Maitama Tuggar à quem foi apresentado como novo Presidente em Exercício do Grupo.
Durante a audiência, o Ministro Yusuf Tuggar e o grupo de Embaixadores, defenderam a necessidade do reforço da cooperação bilateral entre as regiões da CEDEAO e da SADC com enfoque para a actualização dos principais instrumentos jurídicos.
Tuggar considerou as relações diplomáticas comAngola como sendo “excelentes no âmbito bilateral” bem como na coordenação de acções e estratégias comuns no quadro da Comissão do Golfo da Guiné.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigériafez questão de sublinhar que o seu país, Angola, a RDC, a África do Sul e a Tanzânia, são importantes actores e motores de desenvolvimento da África Subsaariana, condição vantajosa para manterem uma coordenação permanente.
Yusuf Tuggar mostrou-se preocupado com os golpes de estado e mudanças inconstitucionais de governos na região da África Ocidental e defendeu acções concertadas entre as regiões da CEDEAO e da SADC para consolidação da democracia e de boa governação nas respectivas regiões.
Angola e a Nigéria desempenharam um papel histórico e preponderante na luta para o derrube do Regime Segregacionista do Apartheid na África do Sul e pela pacificação da África Austral.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Abuja, aos 21 de Dezembro de 2023.