OBASANJO JÁ EM LUANDA PARA A BIENAL DA PAZ

O ex-Presidente da Nigéria, Olusengun Matthew Obasanjo, chegou esta noite à Luanda para participar da III Edição do Fórum Pan-africano para Cultura da Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda 2023.

O Chief, como é carinhosamente tratado na Nigéria, responde assim ao convite especial do Presidente João Lourenço, Campeão Africano da Paz, no quadro do fortalecimento a Cultura da Paz entre os povos.

No Complexo Presidencial do Aeroporto 4 de Fevereiro, Olusengun Obasanjo foi recebido pelo Secretário de Estado do MIREX, Domingos Vieira Lopes, pelo Embaixador de Angola na Nigéria José Bamóquina Zau e pela Director do Protocolo do Estado, Embaixadora Ana Paula.

A Bienal de Luanda, adoptada em 2015 pela 24ª Sessão da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana – UA, decorrerá de 22 a 24 de Novembro sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana, como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.

Ela pretende contribuir para a implementação do “Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África e decorre numa parceria entre o Governo de Angola e a UNESCO.

MILITAR E POLÍTICO RESPEITÁVEL

Olusegun Obasanjo, serviu como chefe de estado militar de 1976 a 1979 altura em que conferiu o título de Doutor Honoris Causa ao Presidente António Agostinho Neto pela Universidade de Lagos.

Depois cumpriu dois mandatos consecutivos como Presidente da República de 1999 a 2007 e teve contribuições decisivas nas Resoluções da OUA e da ONU sobre o conflito armado em Angola e a independência da Namíbia.

Nascido em Abeokuta, no Estado de Ogun, está actualmente com 86 anos de idade e com uma dinâmica agenda social na sua cidade natal.