Ministro enaltece papel dos diplomatas na política externa de Angola

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, enalteceu, domingo, o papel dos quadros nacionais que ao longo dos anos, “sempre estiveram comprometidos” com a causa dos objectivos estratégicos da política externa de Angola”.

Numa mensagem por ocasião do Dia do Diplomata angolano, que se celebra hoje, Téte António escreveu: “Neste dia tão importante, saudamos as ilustres figuras que se notabilizaram pelo seu servir com espírito de missão, abnegação e dedicação para que Angola conseguisse alcançar a paz, a unidade e a estabilidade que hoje desfrutamos”.

Na missiva a que o JA Online teve acesso, o chefe da diplomacia angolana recordou, também, nomes de diplomatas que o “tempo jamais os apagará na história da diplomacia angolana”, nomeadamente de Paulo Teixeira Jorge, Afonso Van-Dúnem “M’binda”, Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” e Venâncio de Moura, pelas suas acções em prol da consolidação da independência de Angola.

Lembrou também antigos titulares da pasta das Relações Exteriores, como José Eduardo dos Santos, João Miranda, Assunção dos Anjos, Georges Chicoti e Manuel Augusto, e de outros servidores da diplomacia.