Países da SADC querem uniformizar preços da região

A Associação de Reguladores de Comunicação da África Austral (CRASA) está a trabalhar com a União Internacional das Telecomunicações (UIT) para a regulação e uniformização dos preços dos serviços de comunicações na região.

O representante da UIT, Ihar Shchetko, considerou, recentemente, em Luanda, que a regulação vai contribuir em grande medida para a melhoria da qualidade dos serviços de comunicações.

Ao falar durante o II Seminário Sobre o Quadro Regulatório e Economia Espacial, o responsável avançou que um dos desafios da UIT é ajudar a regulação e harmonização dos serviços na região da África Austral.

Na qualidade de formador no referido seminário, Ihar Shchetko destacou que a nível da SADC é preciso harmonizar o quadro regulatório, daí a existência de um conjunto de países com diversas iniciativas que a UIT precisou de trabalhar com as equipas presentes para a regularização.

“A África tem um potencial significativo de crescimento, que pode ser usado para criar um futuro melhor e dar passos ambiciosos que devem ser usados para a construção da capacidade indígena e habilidades necessárias para a auto-suficiência e progresso sustentado”, explicou.

Ihar Shchetko avançou que o mercado do satélite teve um crescimento que tem estado a despertar interesse de grandes investidores que têm contribuído para a eliminação de grandes barreiras em termos dos serviços prestados. O especialista em Telecomunicações referiu que as infra-estruturas dos satélites vão ajudar aquelas pessoas que vivem nas regiões remotas da SADC, para que os serviços essenciais cheguem com maior facilidade às zonas. “A UIT está a contribuir com os diferentes países da SADC, de forma a ajudar a gestão das frequências relacionadas ao gerenciamento de espectro dos serviços dos satélites e no acautelamento das interferências nos sistemas que podem surgir dentro dos ecossistemas”, referiu.

Ihar Shchetko pediu aos membros da CRASA e representantes da SADC a trabalharem para a criação da Academia de Pesquisa e Sustentabilidade de longo prazo, para assegurar as plataformas de partilha de conhecimento.

No II Seminário Sobre o Quadro Regulatório e Economia Espacial, participaram especialistas da UIT, representantes dos países da SADC, especialistas da CRASA e das Forças de Defesa e de Segurança angolanas.