Presidente do Parlamento recebe secretário-geral da UIP

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebe, hoje, em audiência, o secretário-geral da União Interparlamentar (UIP), Martin Chungong, que se encontra em Luanda, no quadro da realização, do dia 23 a 27 deste mês, na capital angolana, da 147ª da Assembleia-Geral da organização.

Ao todo, 1.700 delegados de 87 países e 82 parlamentos de todo o mundo estão inscritos para a reunião que decorre sob o lema “Acção parlamentar em favor da paz, justiça e instituições fortes”. A guerra na Ucrânia e o conflito no Médio Oriente são alguns dos temas da Assembleia-Geral da UIP.

Algumas delegações já começaram, ontem, a chegar a Luanda. É o caso de Jema Kumba, presidente da Assembleia Legislativa do Sudão, que disse haver muitas expectativas sobre o encontro de Luanda, uma vez que poderá ser eleito o novo presidente da UIP, sendo as candidatas todas africanas.

O presidente cessante da UIP, o português Duarte Pacheco, destacou o facto de a próxima Assembleia-Geral ser realizada num Parlamento presidido por uma mulher (Carolina Cerqueira). Considerou que a eleição, pela primeira vez, de uma mulher africana para eleger os destinos da UIP “é um sinal muito grande de que, em África, se dá relevância à importância do papel das mulheres e que não há uma verdadeira democracia sem que as mulheres sejam envolvidas e integradas no processo democrático”.

Os delegados que já se encontram em Luanda aproveitam o tempo para manter contactos com a liderança do Parlamento angolano, com vista à troca de impressões sobre o encontro, bem como o estreitamento da cooperação bilateral a nível parlamentar.

Com efeito, depois do encontro com o secretário-geral da UIP, a presidente da Assembleia Nacional recebe, uma hora depois, a homóloga da Tanzânia, Tulia Ackson.

Os presidentes dos grupos parlamentares representados na Assembleia Nacional reconheceram, na quarta-feira, que a 147ª Assembleia-Geral da UIP é uma excelente oportunidade para promover a imagem do país e reforçar a diplomacia parlamentar.

O reconhecimento consta do comunicado apresentado à imprensa, no final da conferência dos líderes dos grupos parlamentares, realizado sob orientação da presidente da Assembleia Nacional.

Membro efectivo desde 1986, Angola é o primeiro país africano a acolher a Assembleia-Geral da UIP e o segundo de expressão portuguesa, depois do Brasil, há 63 anos. A UIP foi fundada em 1889, por iniciativa do inglês William Randal Cremer e do francês Frédéric Passy.