Angola garante ligação em fibra óptica com a RDC e Zâmbia

Angola efectuará, terça-feira, a ligação em rede de fibra óptica terrestre com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, na cidade do Lobito, Benguela, num evento oficial a ser presidido pelo Presidente da República, João Lourenço, soube hoje o JA Online.

“A ligação em fibra terrestre com a República Democrática do Congo foi feita entre as operadoras Angola Telecom e a Liquid DRC através de dois circuitos ponto-a-ponto, interligando, nomeadamente Luanda e Kinshasa, numa extensão de 1.150 Km com a capacidade de 40Gbps, e por Luanda a Cabinda, por via da comuna do Noqui, na província do Zaire, dos quais 690 Km entre Luanda a Nóqui, que irá possibilitar o acesso aos serviços de voz e dados a usuários nacionais e internacionais”, explica o documento.

O plano de expansão da rede de fibra óptica terrestre, prevê atingir canais ópticos de até 100Gbps cada. Já a ligação entre Angola e a República da Zâmbia foi realizada conjuntamente entre as operadoras Unitel e a MTN, numa ligação Ponto á Ponto com a fronteira da Zâmbia, na zona de Karipande (Moxico), até a estação PoP da empresa, Angola Cables, em Luanda, com uma extensão de aproximadamente 2.000 km.