A República de Angola e a República da África do Sul realizam amanhã, Domingo, 25 de Junho, mais uma Reunião Bilateral de Consultas Políticas no âmbito do reforço da cooperação nos mais variados domínios entre os dois países.
O encontro a realizar-se na sede da diplomacia angolana, à Mutamba, na baixa de Luanda, será co-presidido por Suas Excelências Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, e Grace Naledi Pandor, Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da República da África do Sul.
As duas delegações vão passar em revista assuntos de interesse comum com vista a estreitar e dinamizar as relações existentes, bem como avaliar o grau de implementação dos Acordos existentes entre si; identificar novas áreas de cooperação; trocar impressões sobre questões relevantes de interesse mútuo, além de abordar assuntos relacionados com a esfera regional e multilateral.
As relações de cooperação bilateral entre a República de Angola e a República da África do Sul tem o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica Técnica e Cultural, assinado aos 29 de Abril de 1998, em Luanda, quando Sua Excelência Nelson Rolihlahla Mandela, então Presidente da África do Sul, visitou a República de Angola.
Para a prossecução dos objectivos definidos pelo referido instrumento jurídico e materialização dos princípios nele estatuídos, foram assinados vários Acordos de Cooperação entre os dois países, dentre os quais o Acordo sobre a criação da Comissão Bilateral, assinado aos 20 de Novembro de 2000, em Luanda.
Na base do Acordo Geral de Cooperação, realizaram-se, alternadamente em Luanda e em Pretória, 4 (quatro) Sessões da Comissão Bilateral de Cooperação, tendo a 4ª sessão e última sido realizada de 11 a 14 de Julho de 2017, em Luanda.
Em Maio de 2022, Sua Excelência João Manuel Goncalves Lourenço, Presidente da República de Angola, mandatou um Enviado Especial com objectivo de entregar uma missiva- convite para Sua Excelência Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul, participar na 16.ª Sessão Extraordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governos em África, em Malabo, na República da Guiné Equatorial.
Tendo em conta o posicionamento político, económico e estratégico de ambos os países na região Austral, afigura-se fundamental projectar uma cooperação mais dinâmica, transversal e efectiva, que propicie estratégias mutuamente vantajosas.
No âmbito da diplomacia cultural, a República da África do Sul manifestou a intenção do seu Governo em construir um monumento na Província do Bengo, em homenagem aos heróis sul-africanos que estiveram em Angola, e concluir o processo de exumação dos corpos dos heróis sul-africanos tombados durante o conflito armado em Angola.
As relações entre a República de Angola e a República da África do Sul são consideradas excelentes, baseadas em laços de amizade e solidariedade que remontam os primórdios das lutas de libertação nacional e contra o apartheid e da manutenção da independência, cujo objectivo final sempre foi a promoção e desenvolvimento do bem-estar social de ambos os países e respectivos povos.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (GCII-MIREX), em Luanda, aos 24 de Junho de 2023.-