ONU defende uso sustentável dos recursos marinhos

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu, quinta-feira, na sua mensagem divulgada por ocasião da efeméride, mais acções para proteger os oceanos, alertando que mais de um terço das reservas de peixe do mundo estão a ser explorados em níveis insustentáveis.

“Este é apenas um exemplo de como a actividade humana está a prejudicar os oceanos, que cobrem mais de 70 por cento da superfície da Terra”, aclarou.

Guterres lembrou que o oceano é a origem da vida, do ar que se respira, da comida que se come, bem como o regulador do clima e do tempo. “O oceano é o maior reservatório de biodiversidade do nosso planeta”, realçou.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, citado pela ONU News, acrescentou que, além destes benefícios, o oceano é, também, responsável pela produção de recursos que sustentam comunidades, prosperidade e saúde.

Disse haver, em todo o mundo, mais de um bilião de pessoas dependentes do peixe como principal fonte de proteína. Em função disso, defendeu a necessidade de a humanidade ser mais amiga do oceano. “Mas, agora, a humanidade é o seu pior inimigo”, lamentou António Guterres.