JUVENTUDE DO APC QUER EXPERIÊNCIAS PÚBLICAS DE ANGOLA NA INTEGRAÇÃO DOS JOVENS

Sua Excia. José Bamóquina Zau recebeu em audiência nesta Terça-feira, 24/10, o líder da organização juvenil do All Progressives Cogress – APC (Congresso de Todos os Povos),  Partido no Poder na Nigéria.

Durante a audiência, Dayo Israel Abdullahi, manifestou interesse em estreitar cooperação com as organizações juvenis de Angola e partilhar experiências no domínio das Políticas Públicas dirigidas à Juventude.

Durante a audiência o jovem político nigeriano pediu ao Embaixador Bamóquina Zau, para fazer advocacia da Juventude da Nigéria junto das organizações homólogas de Angola para honrarem a obra iniciada pelos pais fundadores do Pan-africanismo.

“Queremos uma nova era de cooperação dinâmica entre a juventude da Nigéria e de Angola”, explicou Dayo Abdullahi, líder de 12 milhões de jovens progressistas do APC, para quem equipar a juventude africana de experiências na formação política e participação activa dos processos é o foco da sua organização. Por sua vez, o Embaixador Bamóquina Zau saudou a iniciativa e considerou que sem a participação da juventude os países não avançam. “A juventude deve dialogar entre si e proteger as conquistas alcançadas à custo de sangue”, sustentou o diplomata angolano tendo explicado a política de quotas da juventude e do género na composição dos vários órgãos do Estado angolano.

Para além da política, as duas entidades concordaram em estabelecer canais de diálogo e de facilitação para as trocas comerciais entre os jovens empreendedores de Angola e da Nigéria.

O All Progressives Cogress – APC (Congresso de Todos os Povos), foi fundada em Fevereiro de 2013 a partir da fusão de três Partidos Políticos e no segundo ano tornou-se na principal força política da Nigéria.

O Partido tem mais de 42 milhões de membros, 160 deputados dos 360 que compõe a Câmara dos Representantes e é liderado por Abdullahi Umar Ganduje, ex-Governador do Estado de Kano.

Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin e Níger, em Abuja, aos 24 de Outubro de 2023.