Abuja, 28/MARÇO/2023
Os Embaixadores do Grupo SADC na África Ocidental, despediram-se na noite desta segunda-feira, 27/03, em Abuja, do seu colega Eustáquio Januário QUIBATO, que vai dirigir a Missão Diplomática de Angola na Guiné Conacry.
Numa noite de tributos bastante emotivos, ouviram-se depoimentos de sete Embaixadores da SADC que qualificam o trabalho desenvolvido pelo diplomata angolano como sendo de excelência em prol da concertação político-diplomática.
A Embaixadora da RDC e Presidente do Grupo SADC na Nigéria, Pascaline YAKIVU, descreveu Quibato como um “destemido servidor do seu país” e desejou muitos sucessos na nova missão a desempenhar na República da Guiné.
O Embaixador da Tanzânia, Benson Alfred BANA, distinguiu o Embaixador Eustáquio QUIBATO como um patriota comprometido com Angola e África cuja contribuição impulsionou o trabalho do Grupo SADC na Nigéria.
Já o Embaixador da África do Sul, Thamsanqa Dennis MSELEKU, disse que a diplomacia são esses momentos de sólida amizade pessoal e profissional em defesa dos interesses dos respectivos países.
“Quibato soube ser esta ponte de conciliação e de desenvolvimento da nossa estratégia diplomática”, sustentou Dennis MSELEKU.
Os Embaixadores Humphrey GEISEB da Namíbia, Maxwell RANGA do Zimbabwe e os Encarregados de Negócios da Zâmbia e do Botswana na Nigéria, destacaram por seu lado, o simbolismo e coesão do Grupo SADC que redefine uma única posição, visão partilhada e objectivos comuns em prol da África Austral.
OITO ANOS DE NIGÉRIA
Exonerado no princípio do mês de março por Despacho do Presidente João Lourenço e empossado como novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República da Guiné, Eustáquio Januário QUIBATO, trabalhou oito anos na Nigéria acumulando com as Repúblicas do Níger e do Benin.
Fez um balanço satisfatório da sua missão cuja experiência servirá para os desafios da Guiné Conacry.
Na hora da despedida, a Comunidade Católica de Maitama, sua Paróquia, também prestou homenagem ao casal Quibato como reconhecimento do dinâmico trabalho de caridade realizado com crianças órfãos e deficientes.
O diplomata angolano, já se despediu dos Presidentes Mohamed BAZOUM do Níger, Patrice TALON do Benin e do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria Geoffrey ONYEAMA.




