Angola e Zâmbia abordam cooperação no domínio do Turismo

Luanda – Delegações de Angola e da Zâmbia analisaram, esta quarta-feira, em Lusaka, a cooperação no domínio do turismo, principalmente o projecto “KAZA-TFCA”, que tem como objectivo gerir de forma sustentável o ecossistema “Kavango Zambezi”.

As delegações foram chefiadas  pelos ministros da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, e do Turismo da Zâmbia, Rodney Sikumba.

Durante o encontro, as duas delegações aproveitaram o momento para abordarem questões de interesse comum e reverem projectos relacionados com a cooperação bilateral, sobretudo no que toca às áreas de cultura e do turismo.

O projecto “KAZA-TFCA” tem como objectivo gerir de forma sustentável o ecossistema “Kavango Zambezi”, seu património e recursos culturais com base nos melhores modelos de conservação e turismo para o bem-estar socio-económico das comunidades e outras partes interessadas dentro e ao redor da eco-região.

Ambas as delegações reconheceram que a indústria do turismo oferece empregos para as populações locais em áreas urbanas e rurais.

No entanto, entendem também que há uma necessidade de aumentar os empregos directos no turismo para beneficiar o maior número possível de pessoas sem emprego nesta região.

O momento foi também aproveitado para ambas as partes discutirem aspectos relacionados com o Memorando de Entendimento no âmbito da cultura e do turismo que os países pretendem assinar num futuro breve.

Angola e a Zâmbia gozam de boas relações de amizade.

Recentemente, assinaram, em Luanda, seis instrumentos jurídicos de cooperação bilateral, com destaque para a “Construção das Estradas de Ligações Fronteiriças entre Angola e Zambia, Via Jimbe – Mwinulunga e Via Mapelenga (Malundo) – Sikongo” e a “Criação de uma Comissão Binacional”.

Os dois países partilham uma longa fronteira comum, com culturas e tradições semelhantes. Em certas zonas falam o mesmo dialecto e partilham o mesmo chefe tradicional. ART