Cultura quer desfile nacional mais representativo   

Ndalatando- O responsável provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos,  Rosa Carlos, advogou, nesta quarta-feira, em  Ndalatando, a realização de desfile nacional do carnaval mais representativo, com a participação de grupos das 18 províncias do país.

 De acordo com o responsável, Luanda, na qualidade de uma das 18 províncias do País, deve realizar o desfile provincial e os vencedores ou o vencedor concorrer com representantes de outras a nível nacional.

Sugere que Luanda, na qualidade de anfitriã, pode concorrer no desfile nacional com mais de um grupo, mas as outras províncias também devem estar representadas.

Rosa Carlos propõe que se faça no carnaval tal como acontece em campeonatos desportivos nacionais, que contam com a competição de equipas de todas as províncias.

O responsável da Cultura prestou estas declarações a propósito da realização do carnaval edição 2023, previsto para 19 e 21 este mês.

Cinco grupos carnavalescos e seis blocos de animação estão inscritos para o desfile provincial do carnaval, na província do Cuanza Norte, que acontece no dia 21, em Ndalatando (capital provincial).

Os grupos com a participação confirmada são os cinco primeiros classificados da edição 2020 –  União Chá de Caxinde (município do Cazengo),  Kuditemo (Samba Cajú), Estrelas de Cacesse (Cambambe), Cruzeiro (Golungo Alto) e União dos Camponeses (Cazengo).

Vão ainda participar no Entrudo,  os blocos de animação Turma dos Kotas, 4 de Fevereiro, VCBC,  Colectivo de Arte Twa Sanguluka (Estamos Alegres), Desportivo do Bairro 11 de Novembro e os Escagalhadora.

Além destes, o desfile provincial vai contar com 9 grupos saídos das fases municipais, com excepção do município do Bolongongo que não vai realizar o carnaval por questões financeiras. Alguns municípios podem ser representados por mais de um grupo.

Para prémio, a organização tem disponível 600 mil para o grupo vencedor, 500 mil para o segundo classificado e 400 mil para o terceiro, bem como prémios de participação para outros concorrentes..

A organização aguarda pelo patrocínio da classe empresarial para elevar o valor dos prémios.

O grupo União Chá de Caxinde será homenageado nesta edição 2023, na capital do país (Luanda).

O União Chá de Caxinde representou a província  em 2021 e 2022, altura em que o carnaval teve um interregno, devido às restrições impostas pelo Governo para acabar com a pandemia da COVID. Em 2021 fez-se um desfile simbólico no Cine Ndalatando e em 2022, o grupo desfilou pela cidade de Ndalatando. IMA