Uma delegação angolana chefiada pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participou de 12 a 16 de Janeiro, em Brazzaville, na 54ª Reunião do Comité Consultivo Permanente da ONU, encarregue da Segurança na África Central-UNSAC.
O encontro realizou-se sob o tema “Mecanismo de Atendimento aos Refugiados na África Central: Acolhimento, Repatriamento e Mudança de Estatuto” e foi antecedida de reuniões dos Pontos Focais e de Peritos das delegações que compõem a UNSAC.
Durante os trabalhos, os participantes abordaram, entre outros aspectos, questões relacionadas com a revisão da situação geopolítica e de segurança nos Países da África Central, a problemática da segurança marítima no Golfo da Guiné e o papel das mulheres na mediação na África Central, avança uma comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
A ocasião serviu para a delegação angolana apresentar uma moção, no sentido de manifestar o interesse do país em integrar o Bureau do Comité da UNSAC, na condição de Relator, proposta acolhida com aclamação pelos Estados Membros.
À margem da reunião, Esmeralda Mendonça, manteve, também, um encontro com o enviado Especial do Secretário-geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, com quem abordou o papel desempenhado de Angola, na pessoa do Presidente João Lourenço, Presidente da República de Angola, nas questões atinentes à paz e segurança em África, com destaque para o conflito que opõe o Rwanda e a RDC.