Washington – (Dos enviados especiais) – O Presidente da República, João Lourenço, chegou este sábado à noite (22h01 locais, 04h01 em Angola) à cidade de Washington, Estados Unidos da América, para participar na Cimeira de Líderes EUA-África, iniciativa do seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
O Chefe de Estado, que se faz acompanhar da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, encabeça uma delegação ministerial que participará de vários painéis ao longo da Cimeira, cujo propósito é discutir sobre as perspectivas de cooperação entre americanos e africanos.
Durante quatro dias, o Presidente João Lourenço vai cumprir um programa intenso que contempla a participação num Fórum de Negócios, na quarta-feira (14), em que deverá intervir.
No mesmo dia, o Estadista participa de um jantar oficial a ser oferecido pelo Presidente dos EUA a todos os homólogos africanos convidados.
A sua agenda prevê também audiência a altas figuras da administração americana, como o secretário de Estado, Antony Blinken, além de encontros com empresários daquele país.
A Cimeira EUA-África, que trará líderes de todo o continente africano a Washington, DC, decorre de 13 a 15 deste mês.
A Cimeira demonstrará o compromisso dos EUA com África e destacará a importância das relações EUA-África, e maior cooperação em prioridades globais compartilhadas.
Pretende-se com o evento, entre outras metas, promover melhor um novo engajamento económico, reforçar o compromisso EUA-África com a democracia e os direitos humanos, mitigar o impacto da COVID-19 e futuras pandemias.
Outro propósito é trabalhar em colaboração (americanos e africanos) para fortalecer a saúde regional e global, promover a segurança alimentar, a paz e a segurança, assim como responder à crise climática e ampliar os laços com a diáspora.
Espera-se que a Cimeira mobilize os governos africanos, a sociedade civil e as comunidades da diáspora nos Estados Unidos, assim como o sector privado, na busca de uma visão compartilhada para o futuro das relações EUA-África.