DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA CELEBRADO, EXCEPCIONALMENTE, NA NIGÉRIA COM UMA EXPOSIÇÃO ANGOLANA SOBRE AGOSTINHO NETO E CULINÁRIA

Abuja, 23/NOVEMBRO/2022Angola participou na noite desta Terça-feira, 22/11, em Abuja, das celebrações, excepcionais, do dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP com EXPO´s AGOSTINHO NETO, da DIPANDA e de KITUTES. As três exposições foram dominadas pelo Centenário do Presidente Agostinho Neto, dos seus livros, a exibição de um filme sobre a sua vida e obra e uma sessão de degustação da diversidade da culinária angolana.

O destaque da exposição foi para a distinção do Presidente Neto com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lagos-Nigéria, um testemunho que fez os diplomatas e a comunidade viajar ao tempo da governação do Ex-presidente Olusegun Matthew Obasanjo, um fervoroso apoiante da Luta de Libertação de Angola.

A exposição sobre a Dipanda condensou uma retrospectiva das principais infraestruturas sociais e económicas de Angola para o combate à seca, os novos hospitais, as barragens e centrais fotovoltaicas, o Angosat-2, o novo aeroporto internacional de Luanda, o potencial turístico do país bem como o desafio da construção de novas refinarias de petróleo para autossuficiência e dinamizar a indústria petroquímica nacional.

A Embaixada do Brasil em Abuja foi a anfitriã da exposição que visou reunir a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, acreditados na República Federal da Nigéria, mostrar o seu potencial cultural e dos lusófilos. Na ausência do Embaixador Eustáquio Quibato, o Encarregado de Negócios de Angola, Ineclito Lima, disse que a celebração tem crescido em importância e amplitude, sendo comemorado não só no espaço da CPLP como nos organismos internacionais como a ONU e a UNESCO.

Para Ineclito Lima, a Língua Portuguesa contribuiu para a preservação, disseminação da civilização e da cultura humana, sendo a língua mais falada no hemisfério sul. De recordar que o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP é celebrado a 5 de Maio e este ano teve como lema “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. A República de Angola assume a Presidência em exercício da CPLP com a promoção de iniciativas de “Luanda Capital da Cultura da CPLP”.Serviços de Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Níger e Benin, Abuja, 23 de Novembro de 2022.