OPEP defende maiores investimentos no sector

A indústria do petróleo precisa aumentar o investimento em capacidade e nova produção para que o mercado de petróleo possa evitar alta volatilidade no futuro, disse o secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais.

Al Ghais destacou a importância de aumentar os investimentos no sector de petróleo em entrevista exclusiva à Emirates News Agency (WAM) à margem da conferência de energia ADIPEC em Abu Dhabi.

O declínio significativo nos investimentos na indústria do petróleo, que começou com a queda dos preços de 2015 e depois novamente em 2020 com a primeira onda de Covid-19, está a  exacerbar a volatilidade no mercado de petróleo, disse o secretário-geral da Opep.

Antes de 2016, os investimentos na indústria petrolífera chegaram a 500 bilhões de dólares por ano, mas caíram desde então, levando a uma menor capacidade de produção, disse Al Ghais à WAM.

A capacidade ociosa globalmente é actualmente muito baixa e nas mãos de dois dos principais produtores da OPEP, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (EAU).

Al Ghais, reiterou comentários recentes da Arábia Saudita e de outros grandes produtores que disseram que a actual crise de energia está a ser formada há anos com pouco investimento em petróleo e gás.

Esta semana, na conferência ADIPEC, a OPEP lançou a edição de 2022 do World Oil Outlook , que diz que “todas as formas de energia serão necessárias para atender às necessidades futuras de energia”, e que o petróleo deverá manter a maior participação na matriz energética. até 2045, representando quase 29 por cento de participação na época. 

As perspectivas da Opep também mostraram que o sector petrolífero global precisará de investimentos cumulativos de 12,1 triliões de dólares  em upstream, midstream e downstream, até 2045, o que equivale a mais de 500 biliões de dólares por ano.

Fonte JA online