Angola avalia estratégia de integração continental

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou este domingo, com o presidente da União Africana para as questões da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), Mahamadou Issouf, as estratégias para o reforço da resiliência e o incremento do comércio intra-africano de bens e serviços.

No encontro, que decorreu, em Lusaka, Zâmbia, à margem da 4ª Reunião de Coordenação Semestral, entre a União Africana, as Comunidades Económicas Regionais (CER) e os Mecanismos Regionais (MR´s), o ministro Téte António aflorou outros aspectos ligados à estratégia com responsáveis de países como o Chade e Rwanda, Mahamat Zene Cherif e Vincent Biruta, respectivamente.

O chefe da diplomacia angolana reuniu, igualmente, com a directora executiva da AUDA-NEPAD, Nardos Bekele Thomas. De recordar que o ministro das Relações Exteriores representou o Chefe de Estado, João Lourenço, na 4ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana e as Comunidades Económicas Regionais.

A reunião serviu para avaliar o estado da integração continental, bem tratar da coordenação da implementação das decisões continentais.  O encontro passou em revista a Cooperação Inter-CER: Zona de Comércio Livre Tripartida entre o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), Comunidade da África Oriental (CAO) e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O encontro iniciou com palavras de circunstâncias do Chefe de Estado, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, seguido da intervenção do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Mahamat, presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e do discurso de abertura do Presidente do Senegal e Presidente em exercício da União Africana, do Macky Sall.

Participam desta Reunião de Coordenação Semestral, os Membros da Mesa da Assembleia da União Africana, nomeadamente o Senegal, Líbia, Angola e República Democrática do Congo, além dos presidentes das Comunidades Económicas Regionais (CER’s).

Fonte: JA