Comité africano homenageia José Eduardo dos Santos

Luanda – O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, foi homenageado hoje, domingo, com a observância de um minuto de silêncio em sua memória.

A homenagem teve lugar durante a reunião conjunta do Comité Ministerial Africano sobre a Escala de Avaliação e Contribuições a nível de Embaixadores e Peritos do Comité dos Quinze Ministros das Finanças (F15), que decorreu em formato virtual.

Na ocasião, o Presidente do Comité e embaixador do Tchad na Etiópia, Mahamat Ali Hassan, expressou o sentimento de tristeza pelo falecimento do antigo Chefe de Estado angolano, ocorrido sexta-feira, em Barcelona, Espanha, vítima de prolongada doença.

Louvou a sua contribuição para a libertação do continente africano, o trabalho para a resolução de vários conflitos e o seu forte engajamento no quadro da União Africana (UA).

Neste sentido, referiu, “deixa um grande e importante legado para o continente”.

Mahamat Ali Hassan apresentou, em nome do Comité, as mais sentidas condolências ao Executivo angolano e à família enlutada.

Ao tomar a palavra, o embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, Francisco José da Cruz, agradeceu os seus pares pela homenagem.

Acrescentou que “Angola chora um líder clarividente, um patriota convicto que dirigiu o país em circunstâncias excepcionais e tempos difíceis, tendo trabalhado incansavelmente para a consecução da paz e da reconciliação entre os angolanos.

Disse igualmente que “África perdeu um pan-africanista, um abnegado combatente da liberdade que contribuiu para as transformações políticas na África Austral e a prevenção, gestão e resolução de conflitos”, concluiu Francisco José da Cruz.

Fonte: Angop