João Lourenço escreve a Buhari sobre Terrorismo e Ilegalidades Constitucionais

Uma mensagem do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço foi entregue em Abuja para o seu homólogo da Nigéria Presidente Muhammadu Buhari.

A mensagem foi entregue ao Ministro dos Negócios Estrangeiros Geoffrey ONYEAMA, na ausência do Presidente, pelo Embaixador Itinerante ALVES PRIMO, na qualidade de enviado especial do Presidente João Lourenço à Abuja, capital da República Federal da Nigéria. 

A mensagem tem a ver com o desdobramento diplomático do Presidente João Lourenço na África Ocidental para a Cimeira Africana sobre Terrorismo e Ilegalidades Constitucionais.

A Cimeira foi uma sugestão do Presidente João Lourenço durante a Conferência Anual dos Chefes de Estado da União Africana realizada em Addis Abeba, Etiópia.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros Geoffrey ONYEAMA, confirmou a participação do Presidente Muhammadu Buhari na Cimeira de Malabo, Guiné Equatorial, sobre o combate ao terrorismo em África e ilegalidades constitucionais. 

Geoffrey ONYEAMA garantiu que a prioridade do governo do Presidente Buhari é o combate ao terrorismo e as questões humanitárias na Nigéria. 

De referir que a Nigéria e alguns países da Região da África Ocidental tem sido abalados nos últimos tempos por acções persistentes de violência do Boko Haram, de Jihadistas na faixa do Sahel e de Golpes de Estado. 

Assistiu a audiência o Encarregado de Negócios da Embaixada de Angola na Nigéria, INECLITO LIMA em representação do Embaixador EUSTÁQUIO QUIBATO.

Missão idêntica foi cumprida em Niamey, onde o Embaixador Itinerante Ndombele Mbala Bernardo, entregou uma mensagem do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço ao seu homólogo do Níger Presidente Mohamed Bazoum, com o mesmo conteúdo.