República de Bangladesh apresenta novos desafios de cooperação económica com Angola

O Embaixador designado da República de Bangladesh para Nigéria e Angola (não-residente), Miah Mainul Kabir, efectuou nesta quarta-feira, 13/08, em Abuja, uma visita de cortesia a nossa Embaixada para apresentar um plano de relançamento da cooperação económica e comercial. 

O plano assenta em novos desafios político-diplomáticos bilateral e multilateral, de trocas comerciais, promoção de fóruns empresariais, tecnologia e formação técnico-profissional de jovens para o mercado digital. 

Outros sectores de eleição para o incremento da cooperação têm a ver com as indústrias naval, têxtil e vestuário, micro-finanças e ciências humanas.

“Angola é importante para as exportações do Bangladesh e queremos intensificar o envolvimento dos homens de negócios dos dois países”, afirmou Miah Mainul Kabir durante o encontro com o embaixador José Bamóquina Zau. 

Por seu turno, Bamóquina Zau disse que Angola está aberta à investidores do Bangladesh no quadro da Diplomacia Económica e de Investimentos do Presidente João Lourenço para diversificar as suas fontes fora do sector petrolífero e garantir empregabilidade a juventude.  

Para além de Angola, Miah Mainul Kabir vai actuar como embaixador não-residente nas Repúblicas do Congo Democrático, Gambia e Libéria. 

Ubicado entre as terras baixas do Delta de Ganges, Bangladesh é o oitavo país superpopuloso do mundo com mais de 162 milhões de habitantes cujo crescimento representa um sério problema sociodemográfico. 

Com uma superfície de 148.460Km2 tem um PIB nominal de US$409 bilhões, uma per capita calculada em US$2.138 e uma história política nascida da desintegração da Índia e do Paquistão.  

 Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Abuja, aos 13 de Agosto de 2025.