O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Dionísio Manuel da Fonseca chegou na noite desta terça-feira, 10/02, em Abuja para representar o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço nas celebrações dos 50 anos de assassinato do General Murtala Ramat Muhammed.
O Ministro de Estado foi recebido no Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional Nmamdi Azikiwe pelo Embaixador de Angola na Nigéria José Bamóquina Zau e diplomatas.
A agenda do enviado do Presidente João Lourenço prevê, nesta quarta-feira, visitas à Embaixada de Angola e à ex-Primeira Dama da Nigéria, Ajoke Murtala Muhammed (1975-1976), viúva do antigo Chefe de Estado. Vai igualmente conceder audiências à grupos empresariais e aos Governadores dos Estados nigerianos de Bayelsa e Nasarawa que têm Acordos de Geminação com as províncias angolanas de Namibe e Bengo, respectivamente.
Quinta-feira, 12/02, o Ministro de Estado Dionísio Manuel da Fonseca vai discursar, em nome do Presidente João Lourenço, numa Conferência Internacional sobre o tema A ÁFRICA ATINGIU A MAIORIDADE?
A conferência que marca os 50 anos de assassinato de Murtala Muhammed, pretende revisitar a visão pan-africanista do estadista nigeriano para a emancipação política de vários países do continente e desbravar a trajectória contemporânea de África na política global.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Abuja, 10 Fevereiro 2026.





