O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quarta-feira, as Cartas Credenciais de cinco novos embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários com estatuto de não residentes.
De acordo com uma nota, consultada pelo JA Online, a cerimónia de acreditação decorreu no Salão Nobre do Palácio Presidencial da Cidade Alta, na presença do ministro das Relações Exteriores, Téte António, de directores do MIREX e de integrantes do Gabinete do Presidente da República.
Foram acreditados os representantes diplomáticos da República do Peru, do Sudão do Sul, da Bielorrússia, da República Islâmica do Paquistão e do Estado do Qatar.
O novo embaixador do Peru, José Javier Shaw, de 59 anos, é diplomata de carreira e exerceu funções em França, Espanha, Argentina e Rússia. Reside em Pretória, na África do Sul.
Pela República do Sudão do Sul, foi acreditado Simon Duke Michel, diplomata, há 17 anos, com experiência obtida no Uganda e Burundi. Reside, igualmente, em Pretória.

A República da Bielorrússia passa a estar representada por Lhar Marshalau, de 51 anos, profissional com vasta experiência no sector financeiro.
Já o novo embaixador da República Islâmica do Paquistão, Naeem Ullah Khan, reside no Rwanda e exerceu funções diplomáticas em Espanha, Cuba, Argentina e Canadá.
Por fim, o embaixador do Estado do Qatar, Mubarak Bin Al Khalifa – o último diplomata a passar pelo Salão Nobre – conta com uma carreira diplomática de 26 anos e desempenhou funções na Líbia e na Geórgia. Reside, também, em Pretória, na África do Sul, refere o documento.