Bancos Centrais da SADC desempenham papel fundamental para estabilidade financeira

Os Bancos Centrais da SADC desempenham um papel fundamental para a estabilidade financeira, afirmou, hoje, em Benguela, Domingos Pedro.

O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA) fez esta afirmação durante a abertura da Bienal do Subcomité dos Bancos Centrais da SADC, que decorre no município da Baía Farta.

Na ocasião, Domingos Pedro explicou que os Bancos Centrais contribuem, também, para que os padrões regulatórios e de supervisão sejam harmonizados para uma transição bem sucedida, rumo à meta de integração regional.

Por outro lado, assinalou que “estamos expectantes para participar e contribuir da melhor forma para a qualidade dos debates técnicos, porquanto acreditamos no papel deste fórum em prol da evolução e progressos que poderão ser alcançados”.

Destacou, igualmente, a pertinência de temas que compõem a agenda de trabalho, ao longo dos três dias, dos quais: “As recomendações da acção financeira internacional sobre a prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo”, “Revisão dos princípios fundamentais para uma supervisão bancaria efectiva”, “Harmonização dos princípios internacionais de contabilidade e relatos financeiros”, “A supervisão bancaria transfronteiriça”, “O quadro para a resolução e gestão de crises transfronteiriços”. 

Além de outros tópicos, nomeadamente: “A política macro prudencial”, “A harmonização das ferramentas de regulação e supervisão bancaria”, “A prestação de informação sobre responsabilidade de crédito”, bem como “O desenvolvimento de tecnologias de regulação e a supervisão bancária”.

Já a vice-governadora provincial de Benguela para o sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco, enalteceu o encontro, salientando que a cooperação entre os bancos centrais ajuda a harmonizar critérios e a actuação, especialmente na resolução do risco ou na preparação diante das crises.

“Estamos satisfeitos por terem escolhido a província de Benguela para acolher esta sessão”, acrescentou. 

Por fim, assegurou a disponibilidade do pelouro em prestar todo apoio incondicional durante a estadia das visitas a terras benguelenses.