O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, hoje, uma conversa telefónica, em Joanesburgo, com o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Marco Rubio.
Esta é a primeira interacção oficial entre os dois chefes da diplomacia desde a nomeação do diplomata norte-americano para o cargo.
Segundo uma nota, consultada pelo o JA Online, o diálogo centrou-se em temas de interesse bilateral, regional e multilateral relacionados com a consolidação e o aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e os Estados Unidos da América, que tem registado progressos notáveis nos últimos anos.
No plano regional, as duas entidades abordaram a situação de instabilidade que prevalece no leste da República Democrática do Congo, onde o conflito entre a RDC e o Rwanda continua a comprometer a paz e a segurança na região dos Grandes Lagos.
Nesta conformidade, destacaram a necessidade de reforçarem os esforços diplomáticos e adoptarem medidas concretas para alcançar uma solução sustentável para a crise.
Por sua vez, Marco Rubio reconheceu o papel fundamental de Angola na mediação dos conflitos na região e reiterou o apoio do Governo dos Estados Unidos à liderança angolana na busca da paz na RDC.
Como resultado do diálogo, as duas autoridades comprometeram-se a intensificar a cooperação diplomática entre os dois países, para fortalecer a coordenação no quadro dos mecanismos internacionais e regionais de resolução de conflitos.
As relações bilaterais entre Angola e os Estados Unidos têm evoluído significativamente ao longo das últimas décadas, caracterizadas por uma cooperação crescente em áreas como economia, segurança e cultura.
Após o reconhecimento formal do governo angolano pelos EUA em 1993, as relações entre os dois países fortaleceram-se progressivamente, refere o documento.