O chefe da diplomacia angolana, Téte António, chegou, no princípio da noite desta quarta-feira, a Joanesburgo, para participar da primeira reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20, agendada para sexta-feira.
O evento a decorrer sob o lema: “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade” surge numa altura em que o mundo é confrontado por uma série de desafios globais interligados, adianta o MIREX em comunicado de imprensa.
“Faltam apenas cinco anos para o prazo estabelecido para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, acrescenta a nota.
Esta primeira reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20 vai acolher, de entre outros delegados, titulares da pasta da diplomacia, chefes de organizações regionais e internacionais para discutirem sobre a situação geopolítica mundial e reflectirem sobre os resultados de alto nível da presidência sul-africana do G20 e a revisão do G20.
Espera-se que o encontro reflicta, igualmente, sobre os desafios geopolíticos globais e formas como o bloco pode contribuir para encontrar soluções para os mesmos, sem perder o foco nos objectivos principais, além de proporcionar uma oportunidade para deliberar sobre as prioridades da presidência da cúpula da África do Sul e os resultados de Alto Nível.
Os tópicos incluem, ainda, a economia global e a estabilidade financeira, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e a saúde global, incluindo preparação para pandemias, comércio e segurança alimentar, tecnologia e inovação, política externa e geopolítica, refere o documento.