Angola projecta parceria Publico-Privada com Grupo Dangote Industries da Nigéria

Uma missão multissectorial do Governo de Angola é esperada nesta terça-feira, 18/03, em Lagos, Nigéria, para explorar oportunidades de uma Parceria Público-Privada nos domínios da indústria petro-química, agricultura, biofertilizantes, refinação de petróleo e de açucar.

A missão integra os ministros da indústria e comércio, Rui Miguêns de Oliveira, da agricultura, Isaac Maria dos Anjos, o secretário de estado dos petróleos, José Barroso, o PCA da Sonangol-EP, Sebastião Gaspar Martins, o PCA da agência nacional de petróleo, gás e biocombustíveis, Paulino Jerónimo e o director-geral do Instituto Regulador dos derivados de petróleo, Luís Fernandes.

A deslocação da missão angolana à Nigéria é uma resposta às propostas formuladas pelo magnata africano e Presidente do Grupo Dangote Industries, Aliko Dangote, numa audiência em Novembro último com o Presidente João Lourenço, Titular do Poder Executivo.

O empresário nigeriano quer formalizar a sua participação na construção da Refinaria do Lobito no quadro dos investimentos do Corredor do Lobito, a aquisição directa e exploração de Blocos de Petróleo no Onshore e Offshoreangolanos bem como a aquisição ou gestão de fábricas de cimento.

As intensões de Aliko Dangote são extensivas a implantação de projectos integrados de produção de cana-de-açucar e sua refinação bem como a abertura de uma subsidiária do Grupo Dangote Industries em Angola para conformar osseus investimentos em vários segmentos.

Um Memorando de Entendimento poderá ser assinado no fim da missão como primeiro passo para viabilizar os investimentos do multimilionário africano em Angola. 

Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Lagos, aos 17 de Março de 2025.