Téte António destaca diplomacia angolana focada em objectivos económicos

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, afirmou, esta terça-feira, que o Governo, liderado pelo Presidente João Lourenço, “tem vindo a conduzir uma diplomacia cada vez mais focada em objectivos económicos”, priorizando a diversificação da economia.

Numa mensagem, em alusão ao Dia Diplomata Angolano, que se comemora, hoje, Téte António destacou a dedicação dos quadros nacionais que durante 14 anos continuam a contribuir com determinação para a causa dos objectivos estratégicos da política externa de Angola.

“Neste dia tão importante, não podemos deixar de referenciar as ilustres figuras que se destacaram para que Angola alcançasse a paz, a unidade nacional e a estabilidade que hoje desfrutamos, assim como assinalar, com o elevado respeito e a dignidade que se impõe, às novas gerações de diplomatas, cujos nomes o tempo jamais os apagará na história da diplomacia angolana”, declara o titular da pasta da diplomacia angolana, num pronunciamento enviado ao JA Online.

O país, acrescentou o ministro, busca atrair investimentos estrangeiros em vários sectores, como Agricultura, Turismo e Energia renovável, para estimular o crescimento económico sustentável.

Para Téte António, os esforços diplomáticos são também direccionados para o fortalecimento das instituições democráticas e dos sistemas de governança de Angola, “envolvendo reformas judiciais, aumento da transparência e promoção dos direitos humanos, com o objectivo de construir credibilidade internacional e confiança entre os cidadãos”.