Chefe de Estado destaca importância do SIC e do SME na segurança do país

O Presidente da República, João Lourenço, pediu, segunda-feira, entrega total aos novos directores dos serviços de Investigação Criminal (SIC) e de Migração e Estrangeiros (SME), nomeadamente Luciano da Silva e José Júnior.

Ao empossá-los nas funções, numa cerimónia realizada no Salão Nobre do Palácio da Cidade Alta, o Presidente João Lourenço lembrou aos novos homens fortes do SIC e SME que as áreas que vão dirigir, ligadas ao Sistema de Defesa e Segurança Nacional, são muito sensíveis.

“Por esta razão, a responsabilidade que recai sobre os vossos ombros é grande, pela delicadeza do trabalho que passam a exercer a partir de hoje (ontem) e que tem um reflexo muito grande sobre a segurança do nosso país”, advertiu o Chefe de Estado.

Ao referir-se à trajectória dos empossados, o Presidente da República disse que os mesmos não são estranhos às áreas e sim responsáveis já com experiências acumuladas sobre o trabalho ao longo dos anos, tendo sublinhado que este factor vai ajudar a melhorar o trabalho que já vem sendo feito até aqui a nível das duas áreas. “Portanto, só me resta desejar-vos muitos sucessos no desempenho das novas funções”, destacou o Chefe de Estado.

Antes das actuais funções, Luciano da Silva exercia o cargo de director do Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos, ao passo que José Júnior era chefe-adjunto do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SINSE).

A cerimónia de posse dos novos directores dos serviços de Investigação Criminal e de Migração e Estrangeiros contou com a presença da Vice-Presidente da República, da procuradora-geral da República Adjunta, de ministros de Estado, ministros, governador da província de Luanda, do comandante-geral da Polícia Nacional, dos directores dos Serviços de Apoio e dos secretários do Presidente da República.