Comité da ONU para segurança na África Austral trabalha no Bié

O Bureau do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Segurança na África Austral (UNSAC) trabalha, hoje, na cidade do Cuito, província do Bié.

A jornada de trabalho do UNSAC vai abranger também as províncias de Benguela e Huambo, e realizam-se no âmbito das sessões plenárias regulares sobre a dinâmica da paz e segurança na sub-região.

A agenda inclui visitas à diferentes localidades, monumentos e sítios, nomeadamente o Memorial da Batalha do Cuíto, Projecto do Corredor do Lobito, as regiões de maior ocorrência de flagelo no período de guerra.

A delegação multissectorial pretende partilhar experiências sobre o alcance da paz definitiva em Angola e o trabalho contínuo para garantir a sua preservação e consolidação.

Segundo uma nota consultada pelo JA Online, a visita enquadra-se nas actividades da 57.ª Sessão da UNSAC, realizada no passado mês de Maio de 2024, em Luanda.

Angola assume actualmente a presidência rotativa do Bureau do Comité da UNSAC que é composto pelo presidente do país anfitrião, dois vice-presidentes e um relator. Todos com um mandato de seis meses.