Católicos rendem homenagem a Dom Cardeal do Nascimento

Uma missa de corpo presente em homenagem a Dom Alexandre Cardeal do Nascimento foi, domingo , realizada na Igreja da Sagrada Família, na circunscrição Arquidiocesana de Luanda.

Além de membros do clero e fiéis da Igreja, a celebração reuniu também, na santa casa de Deus, autoridades governamentais e representantes de outras denominações religiosas, numa clara manifestação de solidariedade e ecumenismo.

 Dom António Lungieki Bengui, bispo auxiliar de Luanda, que celebrou a missa, disse, durante a homilia, que serviu para enaltecer o legado do Cardeal, que ao longo de muito tempo o malogrado pastor, que agora parte para a eternidade aos 99 anos de idade, dedicou toda a sua vida ao serviço da Igreja e à promoção da dignidade humana em Angola.

O prelado destacou a dimensão religiosa, intelectual e humana de Dom Alexandre do Nascimento, lembrando o impacto que teve no resgate dos valores morais e cívicos, por meio do incentivo ao surgimento de uma sociedade mais justa e fraterna.

O Cardeal Alexandre do Nascimento “não apenas desempenhou o papel de líder da Igreja, mas foi igualmente uma verdadeira luz para os angolanos, tendo inspirado gerações com a sua humildade, sabedoria e compromisso com os valores cristãos”, disse o bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda.

O bispo frisou ainda que a homenagem não se limita apenas à recordação, mas sim à continuação do trabalho e da missão que Dom Alexandre Cardeal do Nascimento deixou como herança para as actuais e futuras gerações, cuja vida foi um testemunho ao serviço da Nação.

“A sua vida foi um testemunho de serviço à Nação, por meio da qual mostrou que a fé deve ser viva e actuante, assim como o amor ao próximo e o respeito pela dignidade humana são pilares fundamentais para o progresso de qualquer sociedade”, enfatizou.

Além de relembrar a trajectória, o prelado ressaltou a necessidade dos fiéis reflectirem mais sobre a continuidade da missão, especialmente nos dias actuais, para que cada um assuma o compromisso de viver segundo os ensinamentos do Cardeal.

A missa contou com a presença de familiares, comunidades cristãs oriundas de diversos pontos do país, bem como de políticos, docentes, discentes, amigos e várias entidades. Falecido aos 99 anos, o também arcebispo emérito de Luanda nasceu em Malanje, a 1 de Março de 1925, foi ordenado padre em Roma, onde estudou, a 20 de Dezembro de 1952.

Em Angola, após o regresso do estrangeiro, o Cardeal Alexandre do Nascimento foi professor de Teologia e jornalista, entre outras missões, antes de ser exilado em 1961, passando a residir em Lisboa, Portugal. Dez anos depois, o então sacerdote voltou a Luanda, onde assumiu funções como secretário-geral da Caritas de Angola e presidente do Tribunal Eclesiástico de Luanda.

Segundo o programa das exéquias, hoje, a Paróquia da Sagrada Família vai acolher a celebração que antecede as exéquias de Dom Alexandre do Nascimento, Arcebispo Emérito de Luanda. A primeira celebração deve ocorrer a partir das 9h30, seguida de missas nos horários das 10h, 13h, 16h, 19h, 21h e 24h00.

Amanhã, às 9h30, está marcada uma celebração incluída nas exéquias, na paróquia da Sagrada Família. Depois acontece o sepultamento na Catedral de Luanda.

Condicionamento da via

O Governo Provincial de Luanda informou, em comunicado de imprensa, que em função do falecimento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, cujo corpo está a ser velado na Paróquia Sagrada Família, hoje e amanhã, o trânsito automóvel estará condicionado nos arredores da referida paróquia.

Deste modo, apelou aos automobilistas à compreensão, colaboração e obediência escrupulosa à sinalização temporária e às orientações dos agentes de trânsito no local.

Nota de pesar

O embaixador angolano na Rússia, Augusto da Silva Cunha, disse que o país perde um dos melhores filhos, um homem bom e de grande coração que dedicou a vida a transmitir os seus valores e princípios, em prol da dignidade, perdão, paz, concórdia e respeito ao serviço do próximo. 

“Um líder religioso com um legado que será eternizado por tudo quanto fez por Angola e não só” , lê-se na nota.

O diplomata frisou ainda que, durante muitos anos, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento se destacou em funções ao serviço do amor e paz, para com a comunidade cristã e não só.

“O Cardeal deixa-nos a certeza de uma herança exemplar, assente numa vida abnegada e dedicada ao exercício do bem e à preservação e transmissão dos valores para uma vida regrada” , referiu.