Um total de 14 empresas angolanas confirmou já a sua presença no fórum empresarial de negócios a decorrer em Lagos (Nigéria), anunciou, sexta-feira, em Luanda, a presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola e Nigéria (CCIAN).
Tangyalamba Veloso, que falava na conferência de imprensa que marcou o anúncio do acto, disse que existem um total de três mil empresas nigerianas a operar em Angola, sendo que a maioria está ligada ao sector do Comércio.
O evento, previsto para decorrer entre 26 e 29 do mês em curso, terá como tema principal “Unir a África”, e vai juntar empresas do sector do Petróleo, Mineiro, Agricultura e outros.
A iniciativa vai permitir visitar a refinaria Dangote, ao Porto de Apapa e à Imota Rice, maior companhia produtora de arroz da Nigéria.
Entre as companhias inscritas, até agora, destacam-se empresas do sector de petróleo e gás, minas, agricultura, tecnologia de informação, logística, transporte, serviços bancários e outros.
A presidente da CCIAN fez saber que, durante os três dias do fórum, a missão angolana vai centra-se em áreas-chave, tendo em atenção o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), o comércio e indústria, tecnologias de informação, serviços portuários, logística, mineração, promoção de investimentos, promoção de oportunidades de negócios e a criação de contactos entre agentes económicos dos dois países.
O plano da missão integra, igualmente, iniciativas diversas que poderão permitir a mobilização de visitantes, atrair e captar investidores, debater as principais oportunidades do momento e o futuro da economia angolana.
A responsável, que também enalteceu a visão do Estado angolano em dinamizar o Corredor do Lobito, considerou que a Nigéria é um grande parceiro e com capacidade de fornecer arroz para o país.