Mundial de Hóquei de Itália’2024: Angola representa continente africano

A Selecção Nacional volta a ser a única representante do continente africano no 46.º Campeonato do Mundo, em Novara, Itália, segundo ditou o sorteio da competição realizado a 28 de Junho. O campeonato disputa-se a partir do dia 16, no âmbito dos jogos mundiais da patinagem, agendados para 6 a 22 de Setembro.

A última vez que Angola iniciou os jogos da patinagem fora do mundial, prova que envolve as oito melhores equipas do mundo, foi nos jogos de Nanjing, China, em 2017. Depois de ter começado a participação na Taça Intercontinental, a Selecção Nacional terminou a prova em 5.º lugar.

Angola figura no grupo A, ao lado das congéneres da Argentina, Campeã do mundo, Portugal, vice-campeão e Estados Unidos da América. Os campeões africanos estreiam-se diante da Argentina, no dia 16 de Setembro. Na segunda jornada, dia 17, Angola mede forças com Portugal e encerra a primeira fase frente aos Estados Unidos da América, no dia 18.

A Selecção Nacional está sem treinador, depois do fim do vínculo com Alberto Domingos “Jó”, que comandou a equipa na conquista do Campeonato Africano, no Cairo. A série B integra as selecções de Espanha, França, Itália e Chile.

Em Novara, outros africanos vão participar nos jogos. O Egipto está inscrito na Taça Intercontinental, enquanto Moçambique vai começar a prova na Taça Chalenger, fruto do 10.º lugar obtido na edição anterior, disputada em San Juan, Argentina. A África do Sul não está inscrita no mundial.

 
Sub-19 confirmados

Quase uma década depois, a Federação Angolana de Patinagem (FAP) inscreveu a Selecção Nacional sub 19, no campeonato do mundo. Devido à prolongada ausência, a Selecção Nacional vai entrar na Taça Intercontinental, onde começa a competir no dia 8 de Setembro, diante do México. Nos dias 9, 10, 11, 12 os juniores angolanos, também campeões africanos, vão medir forças com as congéneres de Taiwan, de Andorra, da Índia e da Nova Zelândia.