FUNDO SOBERANO DE ANGOLA QUER EXPERIÊNCIA DA NIGÉRIA PARA MAXIMIZAR LUCROS

Abuja, 21 de Janeiro de 2024

O Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola – FSDEA, Armando Manuel está na República Federal da Nigéria para troca de experiências sobre a gestão, investimentos e recapitalização dos fundos soberanos.

Armando Manuel começa a cumprir nesta segunda-feira, 22 de Janeiro, uma intensa agenda de trabalhos com instituições financeiras da Nigéria impulsionada pelas semelhanças estruturais das economias dos dois países ancoradas na mono-cultura de produção e exportação de petróleo.

Na segunda-feira, Armando Manuel trabalha com as instituições financeiras da cidade de Lagos, a Capital Económica e na terça-feira, 23 de Janeirotem uma apertada agenda em Abuja, Território da Capital Federal com a Presidência do Fundo Soberano da Nigéria, com o Governador do Banco Central (CBN, sigla em inglês) OlayemiCardoso e com o Embaixador de Angola José Bamóquina Zau. 

A Nigéria possui três tipos de fundos soberanos, sendo um para a estabilização que garante a preservação do capital Federal, outro para as futuras gerações e o terceiro para as suas desafiantes infra-estruturas.

A delegação do Presidente do Fundo Soberano integra o Prof. Pedro Sebastião Teta, administrador não-executivo, Alcino José do Departamento de estratégia e novos negócios e Teresa Sangossango, assessora do PCA.

O Fundo Soberano de Angola foi criado pelo Decreto Presidencial 48/11, de 09 de Março, para maximizar os lucros sobre os activos soberanos, adoptar boas práticas de governação global, da probidade e de garantia de investimentos dentro dos padrões dos Princípios de Santiago.

Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Abuja, aos 21 de Janeiro de 2024.