Maior refinaria de África já está em operação

A Nigéria vai reduzir o custo de importação de derivados do petróleo com a entrada em funcionamento da refinaria privada “Dangote Petroleum Refinery”; um investimento de 19 mil milhões USD.

Inaugurada no dia 13 de Janeiro de 2024, a infra-estrutura, que pertence ao homem mais rido de África, o nigeriano Aliko Dangote, tem capacidade instalada de 650 mil barris por dia. É descrita por especialistas do sector como maior e única refinaria de trem no mundo.

Localizada nos arredores de Lagos, capital económica da Nigéria, a maior refinaria de África recebeu (pelo menos) 6 milhões de barris de petróleo bruto da empresa petrolífera estatal nigeriana, NNPC Limited, para iniciar a operação. Mas, analistas nigerianos acreditam que a refinaria de Dangote levará meses para atingir a capacidade total.    

Aliko Dangote, citado pela imprensa nigeriana, espera que “Dangote Petroleum Refinery” satisfaça 100% das necessidades da Nigéria, país mais populoso de África com pelo menos 218,6 milhões de habitantes.

Apesar da entrada em funcionamento daquela infra-estrutura privada, analistas do sector petrolífero nigeriano acreditam que o problema energético da Nigéria está longe de ser resolvido. Mas, admitem que a crise no abastecimento de combustível será minimizada.

“A refinaria de Dangote não é uma bala de prata para a crise energética da Nigéria. Mas, é uma óptima maneira de reanimar o sector e ajudará a mover a Nigéria de um grande importador de produtos petrolíferos refinados para auto-suficiente.”, disse Olufola Wusu, especialista em petróleo e gás. 

A “Dangote Petroleum Refinery”, de acordo com o proprietário, prevê exportar pelo menos 40% dos produtos para os países da região. “Será produzida gasolina, óleo diesel, querosene e combustível de avião”.

A Nigéria é um dos maiores produtores de petróleo de África, mas importa produtos petrolíferos refinados, segundo especialistas, pela má qualidade das manutenções das refinarias públicas existentes.