MINISTRA DE ESTADO ABRE FÓRUM DE INVESTIDORES PARA REGIÃO DO OKAVANGO NO CUANDO CUBANGO

Organizado pela Agência Nacional para a Gestão da Região Angolana do Okavango (ANAGERO), o evento atraiu para a capital da província do Cuando Cubango, cidade de Menongue, personalidades de países como França, Itália, África do Sul, Botswana, Namíbia, Zâmbia – só para citar alguns – , entre investidores, operadores turísticos, empresários e economistas.

Esta manhã, após pisar solo da cidade Menongue, no aeroporto, a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, foi recebida pelo governador provincial, José Martins, acompanhado do ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, seguido do encontro de cortesia onde o anfitrião prestou o ponto de situação sobre o evento, bem como sobre a província que dirige, com destaque para a situação da comunidade Khoisan, que estão a viver momentos menos bom por causa das últimas chuvas. Apoios precisam-se.

A ministra de Estado, Dalva Ringote Allen, seguiu para o local do evento, no centro da cidade, para abertura do certame que acolhe acima de 200 participantes e, que se propõe mostrar as oportunidades de investimento no turismo de excelência que a região angolana do Okavango oferece, com a sua fauna e flora espectaculares.

Durante a sua intervenção no fórum, em representação do Presidente da República, João Lourenço, a ministra de Estado para a Área Social referiu que a realização deste evento e as demais medidas aprovadas pelo Executivo angolano, são provas claras da abertura do sector do turismo.

“Angola é um país belo e de imensas potencialidades turisticas, o desafio está lançado para lograrmos os melhores resultados a nivel da região do Okavango-Zambeze, mediante o desenvolvimento da livre iniciativa, a criação de parcerias inter-empresarias, nacionais ou internacionais, Joint Ventures e demais modalidades juridico-económicas que permitam fazer desta região um lugar priviligiado para o turismo, lembrando aqui, também, as nossas Belas Quedas de Kalandula, a Praia Morena, os Flamingos, a Baia-Azul, a Serra da Leba, e outros lugares, paisagens que encantam e integram o nosso cancioneiro angolano”, disse a ministra de Estado Dalva Ringote Allen.

Antes disso, o governador provincial, José Martins, desejou as boas-vindas a todos os participantes e destacou o potencial da região, no fórum que decorre de 17 a 18 do corrente mês.

O projecto transfronteiriço “Okavango Zambeze” é uma iniciativa de cinco países membros da SADC: Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe e Botswana.

O grupo propôs-se fazer um projecto arrojado na zona de confluência, numa área total de 278 mil quilómetros quadrados.