Angola participa no Retiro Regional sobre o Acordo-Quadro para paz na RDC

Angola participa no Retiro Regional para Avaliar o Impacto do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e a Cooperação para a República Democrática do Congo (RDC) e a Região, de 31 de Outubro a 1 de Novembro, em Durban, África do Sul.

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores enviado ao JA Online, o objectivo da participação de Angola visa proceder a sua revitalização, por ocasião do 10º aniversário da sua institucionalização.

Adoptado em 24 de Fevereiro de 2013, em Addis Abeba, Etiópia, o Acordo-Quadro é um instrumento político e diplomático, visando proporcionar uma plataforma de consulta e engajamento permanente, com vista a restabelecer a paz e estabilidade na RDC e na Região dos Grandes Lagos, face as ameaças dos Grupos Armados, e particularmente do Movimento 23 Março (M23).

Durante dois dias do retiro, os debates irão reflectir sobre a retrospectiva, para permitir uma reflexão aprofundada sobre o progresso alcançado durante os dez anos da implantação do Acordo-Quadro e as lições aprendidas, e perspectivas, identificação dos desafios, conceber um plano para passos a seguir, bem como a concretização dos esforços para a sua Revitalização.