Angola e União Africana abordam segurança na RDC

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o Presidente em exercício da União Africana (UA), Azali Assiumani, abordaram, quarta-feira, a situação política e de segurança na República Democrática do Congo (RDC), com destaque para as iniciativas conduzidas no âmbito dos Processos de Luanda e de Nairobi.

O encontro, realizado em Addis Abeba, Etiópia, serviu,  igualmente, para a análise dos resultados da Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC, realizada em Windhoek, aos 8 de Maio de 2023, relativamente ao apoio deste organismo na estabilização da segurança no Leste da RDC, com o desdobramento de uma força regional no quadro da força em estado de alerta desta comunidade.

O chefe da diplomacia angolana, que foi portador de uma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, informou ao Presidente Azali Assiumani da necessidade da coordenação e conjugação de esforços, sob égide da UA com o envolvimento da SADC, CAO, CIRGL e CEEAC, no âmbito da realização da Cimeira Quadripartida.

A candidatura de Angola à presidência da União Africana para o ano de 2025 e a visita de Estado de Azali Assoumani à República de Angola foram igualmente evocadas no encontro.

A reunião com o Presidente da União Africana e igualmente Chefe de Estado das Comores contou com a presença do embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da UA e da UNECA,  Miguel César Bembe, e de outros membros do Ministério das Relações Exteriores.

Chefe de Estado das Comores e presidente em exercício da UA recebeu o ministro Téte António