Nigéria vai injectar liquidez em divisas

A Nigéria espera a entrada 10 mil milhões de dólares em moeda estrangeira, nas próximas semanas, para injectar liquidez no mercado cambial daquele país, anunciou o ministro das Finanças, Wale Edun, em conferência, segunda-feira.

Wale Edun afirmou que o Presidente nigeriano, Bola Tinubu, assinou, na quinta-feira, duas ordens executivas para apoiar o mercado cambial, que está em queda livre devido à escassez crónica de dólares.

Acrescentou que, nos termos dos diplomas assinados pelo Presidente, o Governo vai emitir instrumentos em moeda estrangeira e estimular que o dinheiro fora do sistema bancário seja depositado nos bancos.

Na semana passada, o Governo da Nigéria adoptou uma proposta orçamental de 34 mil milhões de dólares para 2024, na qual assume um preço do petróleo de 73,96 dólares por barril e uma taxa de câmbio de 700 nairas por dólar.

A Nigéria tem como meta uma produção de petróleo de 1,78 milhões de barris por dia e o Governo prevê empregar 8,25 biliões de nairas no serviço da dívida e 7,78 mil milhões na cobertura de salários e pensões dos funcionários públicos.