Instituições financeiras internacionais unem-se para financiar projectos em Angola

O Deutsche Bank e a Development Finance Corporation (DFC) reuniram-se, quarta-feira, em Luanda, com o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d’Abreu, onde asseguraram a disponibilidade de fundos e o interesse em contribuírem para a construção de projectos estruturantes em Angola.

Segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, são elegíveis para estes financiamentos os projectos implementados por empresas do sector privado – individualmente ou organizadas em consórcio.

Na ocasião, o ministro do sector fez uma apresentação detalhada sobre as necessidades de financiamento para a continuidade da implementação do Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infra-estruturas Rodoviárias em parceria com entidades privadas, destacando três projectos essenciais. 

Na sua alocução, Ricardo Viegas d’Abreu citou os projectos que ligam os três caminhos-de-ferro do país, nomeadamente, Luanda, Lobito e Moçâmedes em Malanje-Cuito-Menongue, a construção da linha ferroviária Luena-Saurimo, e a construção de dois novos aeroportos nas regiões de Cazombo e Mavinga, por serem regiões com elevado potencial turístico e com localizações fronteiriças privilegiadas.