ANGOLA NOS 63 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BENIN COM OLHAR PROSPECTIVO


Cotonou, 01/AGOSTO/2023
Angola está hoje representada nas celebrações dos 63 anos da Independência do Benin, antiga Daomé, com um olhar prospectivo ao seu desenvolvimento económico.
O Encarregado de Negócios da Embaixada de Angola na Nigéria, Benin e Niger, Ineclito LIMA, representa o país em nome do Embaixador José Bamóquina ZAU.
As celebrações da independência, estão a ser marcadas pelo símbolo da estabilidade económica e social com grandes investimentos inspirados da Parceria Público-Privada que conferem confiança aos investidores.


Angola e Benin têm um vasto campo de cooperação a explorar nos domínios da agricultura sem lixo, da aquisição de material genético de carneiros, dos derivados de petróleo e na formação técnico-profissional.
Este, é de resto, a mensagem deixada pelo Encarregado de Negócios Ineclito LIMA as autoridades beninenses na perspectiva da aceleração e revisão do Acordo Quadro Geral de Cooperação entre os dois países, depois de assistir ao Grande Desfile Militar na Marginal da Marina de Cotonou.


Encravado entre a Nigéria, Togo, Niger, Burkina Faso e o Oceano Atlântico, a República do Benin livrou-se da colonização francesa a 1 de Agosto de 1960.
Viveu décadas dolorosas de pobreza por conta de vários boicotes internacionais. Hoje, com a visão empresarial do Presidente Patrice Talon, a esperança renasce no rosto dos beninenses.

Vários projectos económicos e sociais, imobiliários, de turismo intensivo e de exportação do algodão e abacaxi, estão a dar vida à economia local o que entusiasma a população.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na Nigéria, Benin e Niger, Cotonou, 01 de Agosto de 2023.